BlueMacaw and XP seal strategic partnership

BlueMacaw e XP firmam parceria estratégica para desenvolvimento e democratização do mercado de investimentos alternativos no Brasil

São Paulo, 18 de agosto de 2020 – Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado financeiro no país, a BlueMacaw anuncia a entrada da XP Inc. em sua estrutura, através de um investimento minoritário realizado por um Fundo de Investimento em Participações. A parceria estratégica tem como principal objetivo ajudar a democratizar o acesso de investidores aos investimentos alternativos, que ainda possuem uma barreira de entrada no país. Com grande potencial de crescimento, esse mercado tem se tornado cada vez mais atrativo, em meio à crescente demanda dos investidores por diversificação e rendimentos superiores à taxa básica de juros. A gestão e os investimentos seguem sendo responsabilidade da equipe de especialistas da BlueMacaw, e serão realizados de forma totalmente independente.

Com mais de 10 anos de experiência, a equipe de gestão da BlueMacaw conta com profissionais altamente experientes e qualificados, com um histórico bem-sucedido de investimentos. A gestora foi fundada no ano passado por Marcelo Fedak, que liderou a área de Real Estate na Blackstone para América Latina e no BTG Pactual. Atualmente, a empresa gerencia mais de US$ 250 milhões em patrimônio investido nos segmentos de escritórios, shoppings, galpões logísticos e hotéis, tendo os sócios investido mais de US$ 3 bilhões na última década.

Para Marcelo Fedak, sócio e presidente da BlueMacaw, a parceria com a XP reforça o compromisso de longo prazo da empresa com os clientes. “Esse acordo será fundamental para o nosso crescimento nos próximos anos, pois reforça a nossa solidez e capacidade de geração de resultados no longo prazo. Além disso, é uma oportunidade única para o desenvolvimento do mercado de investimentos alternativos no país. Continuamos com a gestão independente, mas agora contamos com o apoio de um parceiro estratégico que vem transformando o mercado financeiro brasileiro nas últimas décadas”, afirma.

Para a XP, o investimento tem como principal objetivo fornecer ainda mais opções de diversificação para os seus clientes. “Somos grandes entusiastas e desenvolvedores da indústria de Asset Management no Brasil. Há uma grande oportunidade de desenvolvimento em ativos alternativos, que é um segmento ainda pouco explorado no país. Sem falar que existe ainda uma alta concentração em apenas cinco gestoras. Com essa parceria, reforçamos a nossa missão de democratizar o acesso de investimentos de qualidade, dos mais variados tipos, a todos os nossos clientes”, afirma Gustavo Pires, sócio e diretor de Produtos da XP Inc.